Um sistema de automação residencial controlará iluminação, clima, sistemas de entretenimento e eletrodomésticos. Também pode incluir segurança doméstica, como controle de acesso e sistemas de alarme. Quando conectado à Internet, os dispositivos domésticos são um importante componente da Internet das Coisas.
Um sistema de automação residencial normalmente conecta dispositivos controlados a um hub central ou “gateway”. A interface de usuário para o controle do sistema usa terminais montados na parede, computadores tablets ou desktops, um aplicativo de telefone celular ou uma interface da Web, que também pode ser acessada externamente pela Internet.
A automação residencial oferece acesso a dispositivos de controle em sua casa a partir de um dispositivo móvel em qualquer lugar do mundo. O termo pode ser usado para dispositivos programáveis isolados, como termostatos e sistemas de sprinklers, mas a automação residencial descreve com mais precisão casas nas quais quase tudo – luzes, eletrodomésticos, tomadas elétricas, sistemas de aquecimento e refrigeração – são conectados a uma rede controlável remotamente.
Do ponto de vista da segurança doméstica, isso também inclui seu sistema de alarme e todas as portas, janelas, travas, detectores de fumaça, câmeras de vigilância e quaisquer outros sensores que estejam ligados a ele.
Confira abaixo os benefícios que automação residencial traz para quem se rende aos seus encantos:
O que é Automação Residencial e Como ela Vai Invadir sua Casa!
Até muito recentemente, o controle central automatizado de sistemas em toda a edificação era encontrado apenas em prédios comerciais maiores e em residências caras. Tipicamente envolvendo apenas sistemas de iluminação, aquecimento e refrigeração, a automação predial raramente fornecia mais do que funções básicas de controle, monitoramento e programação e era acessível somente a partir de pontos de controle específicos dentro do próprio edifício.
A automação residencial é um passo em direção ao que é chamado de “Internet das Coisas”, no qual tudo tem um endereço IP atribuído e pode ser monitorado e acessado remotamente.
Os primeiros e mais óbvios beneficiários dessa abordagem são dispositivos “inteligentes” e aplicações que podem ser conectados a uma rede local, via Ethernet ou Wi-Fi. No entanto, sistemas elétricos e até mesmo pontos individuais, como interruptores de luz e tomadas elétricas, também foram integrados em redes de automação residencial, e as empresas até exploraram o potencial do rastreamento de inventário baseado em IP. Embora ainda esteja longe o dia em que você poderá usar seu navegador para dispositivos móveis para rastrear uma meia perdida, as redes domésticas poderão incluir um número cada vez maior de dispositivos e sistemas.
Automação
A automação é, sem surpresa, uma das duas principais características da automação residencial. Automação refere-se à capacidade de programar e agendar eventos para os dispositivos na rede.
A programação pode incluir comandos relacionados ao tempo, como ativar ou desativar suas luzes em horários específicos a cada dia. Também pode incluir eventos não programados, como acender todas as luzes da sua casa quando o alarme do sistema de segurança é acionado.
Uma vez que você comece a entender as possibilidades do planejamento de automação residencial, você pode encontrar inúmeras soluções úteis e criativas para tornar sua vida melhor.
Aquela janela virada para o oeste está deixando entrar muita luz? Conecte suas persianas motorizadas em uma tomada “inteligente” e programe-o para fechar ao meio-dia todos os dias.
Você tem alguém vindo na mesma hora todos os dias para passear com o cachorro? Programe seu sistema de automação residencial para destravar a porta da frente para eles e bloqueá-los novamente quando eles estiverem prontos para sair.
Confira uma matéria do Tecmundo que explica um pouco mais sobre a automação residencial:
Monitoramento Remoto
A outra característica principal da automação residencial de ponta é o monitoramento e acesso remotos. Embora uma quantidade limitada de monitoramento remoto unidirecional seja possível há algum tempo, é somente a partir do aumento dos smartphones e tablets que temos a capacidade de realmente nos conectar a nossas redes domésticas enquanto estamos fora. Com o sistema de automação residencial certo, você pode usar qualquer dispositivo conectado à Internet para visualizar e controlar o sistema em si e todos os dispositivos conectados.
Os aplicativos de monitoramento podem fornecer muitas informações sobre sua casa, desde o momento atual até um histórico detalhado do que aconteceu até agora. Você pode verificar o status do seu sistema de segurança, se as luzes estão acesas, se as portas estão trancadas, qual a temperatura atual da sua casa e muito mais. Com câmeras como parte de seu sistema de automação residencial, você pode até conseguir feeds de vídeo em tempo real e, literalmente, ver o que está acontecendo em sua casa enquanto estiver fora.
Até mesmo notificações simples podem ser usadas para realizar muitas tarefas importantes. Você pode programar o seu sistema para enviar uma mensagem de texto ou e-mail sempre que o sistema de segurança registrar um possível problema, desde alertas de tempo severo até avisos de detecção de movimento e alarmes de incêndio. Você também pode ser notificado sobre eventos mais mundanos, como programar a trava da porta da frente “inteligente” para avisá-lo quando seu filho voltar da escola.
O verdadeiro controle prático surge quando você começa a interagir com o sistema de automação residencial a partir do seu aplicativo remoto. Além de armar e desarmar seu sistema de segurança, você pode reprogramar o agendamento, bloquear e desbloquear portas, redefinir o termostato e ajustar as luzes a partir do seu telefone, de qualquer lugar do mundo. Como os fabricantes estão criando cada vez mais aparelhos “inteligentes”, as possibilidades de automação residencial são praticamente ilimitadas.
Componentes de Automação Residencial
Que tipos de coisas podem fazer parte de um sistema de automação residencial? Idealmente, qualquer coisa que possa ser conectada a uma rede pode ser automatizada e controlada remotamente.
No mundo real (fora dos laboratórios de pesquisa e das casas dos ricos e famosos), a automação doméstica geralmente conecta dispositivos binários simples. Isso inclui dispositivos “ligados e desligados”, como luzes, tomadas elétricas e fechaduras eletrônicas, mas também dispositivos como sensores de segurança que possuem apenas dois estados, aberto e fechado.
Onde a automação residencial se torna verdadeiramente “inteligente” está nos dispositivos habilitados para Internet que se conectam a essa rede e a controlam. A unidade de controle clássica é o computador doméstico, para o qual muitos dos sistemas de automação residencial anteriores foram projetados.
Os sistemas de automação residencial de hoje têm mais probabilidade de distribuir programação e monitorar o controle entre um dispositivo dedicado em casa, como o painel de controle de um sistema de segurança, e uma interface amigável que pode ser acessada por meio de um PC, smartphone ou comprimido.
Os fabricantes produziram uma grande variedade de dispositivos “inteligentes”, muitos dos quais são repletos de recursos inovadores, mas poucos deles oferecem o tipo de integração necessária para fazer parte de um sistema completo de automação residencial.
Grande parte do problema é que cada fabricante tem uma ideia diferente de como esses dispositivos devem ser conectados e controlados. Portanto, embora você tenha uma TV, uma máquina de lavar roupa, uma geladeira, um termostato, uma cafeteira ou qualquer outro dispositivo doméstico pronto para uso no mercado, o resultado final é normalmente um esquema de controle separado para cada dispositivo.
Num futuro próximo, a automação residencial pode ser padronizada para que possamos realmente aproveitar todas essas possibilidades adicionais. Por enquanto, os provedores de segurança residencial especializados em automação residencial concentram-se nas partes mais críticas e úteis de uma casa conectada.
Em um nível básico, isso significa as portas e janelas e dispositivos ambientais (termostato, detectores de fumaça, temperatura, umidade, fogo e sensores de dióxido de carbono) que o mantêm seguro e confortável. Para maior segurança, conveniência e controle em tempo real, os sistemas de automação residencial dos provedores de segurança também devem incluir opções para câmeras de vídeo. Com os melhores sistemas, você também poderá incluir luzes e tomadas elétricas individuais em seu pacote de automação residencial.
Economia de Energia
Uma vantagem clara da automação residencial é o potencial inigualável de economia de energia e, portanto, redução de custos. Seu termostato já é “inteligente”, no sentido de usar um limite de temperatura para controlar o sistema de aquecimento e resfriamento da casa.
Na maioria dos casos, os termostatos também podem ser programados com diferentes temperaturas, a fim de manter o uso de energia no mínimo durante as horas em que é menos provável que você se beneficie do aquecimento e resfriamento.
No nível mais básico, a automação residencial estende a programação programada até a iluminação, para que você possa adequar seu uso de energia à sua programação diária habitual.
Com sistemas de automação residencial mais flexíveis, tomadas elétricas ou mesmo dispositivos individuais também podem ser desligados automaticamente durante horas do dia, quando não são necessários. Tal como acontece com dispositivos isolados, como termostatos e sistemas de sprinklers, o agendamento pode ser subdividido para distinguir entre os finais de semana e até mesmo as estações do ano, em alguns casos.
Definir horários são úteis, mas muitos de nós mantemos horas diferentes do dia para dia. Os custos de energia podem ser ainda mais reduzidos, programando “macros” no sistema e controlando-o remotamente sempre que necessário.
Em outras palavras, você pode configurar um evento “voltando para casa” que ativa as luzes e o aquecimento enquanto você dirige para casa depois do trabalho, por exemplo, e ativa tudo com um toque no smartphone. Um evento contrário de “sair de casa” pode poupar você de desperdiçar energia em luzes e aparelhos esquecidos depois de sair para o dia.
Juntando Tudo
Estamos todos ocupados e a automação residencial pode ajudar a tornar as coisas um pouco mais fáceis para você. Se você quiser saber mais sobre automação residencial e se é ideal para sua casa, ligue para um especialista da Bass Automação pelos números (11) 2649-2984 / (11) 2918-8100 ou mande um Whatsapp para (11) 9.7394-6245, estamos esperando pelo seu contato.